Robert Redford, um dos maiores ícones da história de Hollywood, morre aos 89 anos

Robert Redford, um dos maiores ícones da história de Hollywood, morre aos 89 anos

Um dos maiores nomes da história de Hollywood na frente e atrás das câmeras, Robert Redford morreu nesta terça-feira (16) aos 89 anos. Sem causa divulgada, Cindi Berger, diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, confirmou a informação (via Variety).

“Robert Redford faleceu em 16 de setembro de 2025, em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, rodeado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade.”

Redford dispensa apresentações para qualquer fã de cinema. Trata-se de um dos maiores ícones da história de Hollywood, dono de uma carreira que perdurou entre as décadas de 1960 e 2010 como ator, diretor e produtor, além de patrono das artes e do cinema independente e ativista de causas socioambientais.

Entre os filmes mais conhecidos de Redford estão o clássico faroeste “Butch Cassidy e Sundance Kid”, que estrelou junto a Paul Newman, com quem manteve uma longa amizade; “Nosso Amor de Ontem”, junto a Barbra Streisand; “Golpe de Mestre”, novamente junto a Newman; “Três Dias do Condor”, junto a Faye Dunaway; e o suspense político “Todos os Homens do Presidente”, junto a Dustin Hoffman; e “O Grande Gatsby”, com Mia Farrow e Bruce Dern. Seu último papel nas telonas foi em “Vingadores: Ultimato”, aparecendo brevemente como Alexander Pierce, diretor da SHIELD. Redford ainda teve uma carreira brilhante como diretor, conquistando o Oscar da categoria em 1981 por “Gente Como a Gente” e com obras como o suspense político “Leões e Cordeiros”.

Nos anos 1980, Redford fundou o Sundance Institute e o Festival de Sundance, que se tornou um dos principais festivais de cinema independente no mundo, propiciando a jovens cineastas um espaço para mostrar suas obras ainda no início de suas carreiras. Foi em Sundance que nomes como Steven Soderbergh e Quentin Tarantino ganharam visibilidade inicialmente.

Apesar de não se considerar um ativista propriamente dito, Redford também financiou e apoiou diversos projetos e instituições ligadas à causa ambiental, como o Natural Resources Defense Council e a National Wildlife Federation, usando sua fama e fortuna para ampliar campanhas sobre conservação e questões climáticas.

Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars. De seus quatro filhos, apenas as filhas Shauna e Amy permanecem, além de seus sete netos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023 Fashion Trends You Need in Your Wardrobe

2023 Fashion Trends You Need in Your Wardrobe

Faucibus tellus pharetra rhoncus eleifend ultricies nam mollis, senectus vehicula natoque posuere. Montes sem natoque maecenas convallis….
In-depth Analysis of Recent Political Developments

In-depth Analysis of Recent Political Developments

Commodo purus sed tellus platea himenaeos dis dolor. Convallis libero lobortis ultrices nam eleifend sagittis penatibus, ullamcorper…
Mastering the Art of Golf for Beginners

Mastering the Art of Golf for Beginners

Venenatis suspendisse diam sed etiam turpis; nisl faucibus nam finibus finibus magnis imperdiet scelerisque luctus eget. Primis…
Uncovering Hidden Gems from Political History

Uncovering Hidden Gems from Political History

Taciti nam vitae sodales auctor congue, ex dis orci tellus odio habitasse posuere faucibus. Tempus sem, augue…